Recuperação das estruturas de chaminés de concreto em áreas industriais sem interromper a produção

  • José Eduardo de Aguiar Recuperação Serviços Especiais de Engenharia Ltda. Rua Paulo Afonso, nº 225, Bairro Santo Antônio, Cep 30350-060, Belo Horizonte / Minas Gerais.
  • R. Q. V. Marques Gerência de Manutenção de Refratários e Civil da Usiminas. Av. Pedro Linhares Gomes, nº 5431, Bairro Usiminas, Cep 35160-900, Ipatinga / Minas Gerais.

Abstract

As quedas de materiais das chaminés causam problemas sérios dentro de uma planta industrial. O principal deles é o choque térmico devido ao contato das águas frias das chuvas com as superfícies quentes dos topos das chaminés que causam esfacelamentos nos anéis superiores dessas estruturas, tendo como conseqüências as quedas de placas de concreto no solo. Observam-se também deteriorações ao longo do corpo das estruturas, como fissuras e destacamentos de concreto por causa dos processos corrosivos das armaduras, além da degradação dos elementos metálicos, como escadas de acesso, plataformas para manutenção, pára-raios e os suportes de sinalização, corroídos pela ação do tempo. Este trabalho apresenta as tecnologias inovadoras adotadas por uma usina siderúrgica no Brasil para realizar as diagnoses estruturais, tendo como base os estudos das temperaturas por termografia com câmera de infravermelho, a inspeção por alpinistas profissionais e telescópio de alto alcance, ensaios não destrutivos, etc. São mostrados também os principais tópicos dos projetos de recuperação e as técnicas utilizadas nas intervenções de reparo que visam restabelecer a integridade das estruturas, levando em consideração que as obras são realizadas sem a paralisação das atividades das chaminés, envolvendo temperaturas superiores a 250°C e a emissão de gases tóxicos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGUIAR, J.; QUINTANA, Roberto (2006): Diagnóstico das condições das chaminés de concreto de uma siderúrgica. 6º Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. São Paulo, EPUSP, 2006.

AGUIAR, J.; QUINTANA, Roberto (2007): Implantação de um Plano de Manutenção das Estruturas de Concreto de uma Siderúrgica In: 48° Congresso Brasileiro do Concreto. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, IBRACON.

Published
2011-01-30
How to Cite
Aguiar, J. E. de, & Marques, R. Q. V. (2011). Recuperação das estruturas de chaminés de concreto em áreas industriais sem interromper a produção. Revista ALCONPAT, 1(1), 39-49. https://doi.org/10.21041/ra.v1i1.5
Section
Study Case