Mensagem do Editor-Chefe
Revista latinoamericana de control de calidad, patología y recuperación de la construcción
http://www.revistaalconpat.org
É motivo de satisfação e alegria para a equipe da Revista ALCONPAT ver publicado o segundo número do nosso décimo terceiro ano.
O objetivo da Revista ALCONPAT (RA) é a publicação de produção citável (pesquisa básica ou aplicada, e resenhas), pesquisas documentais e estudos de caso, relacionados aos temas de nossa associação, ou seja, controle de qualidade, patologia e recuperação das construções.
Esta edição V13 N3 começa com um trabalho do Brasil, onde Gabriela Legramanti e colegas apresentam como a identificação de defeitos em Sistemas de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) são fundamentais para tomada de decisão em relação aos serviços de Manutenção e Reabilitação (M&R). Os métodos tradicionais podem ser demorados, perturbar o trânsito e causar acidentes. Neste estudo foram avaliadas manifestações patológicas em pavimentos asfálticos por meio de três métodos: caminhada com observação visual, classificação manual de imagens de drones e classificação supervisionada. A classificação manual resultou em acurácia de 93,1%, contra 32,7% da classificação supervisionada. Conclui-se que o drone é adequado para avaliação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, proporcionando economia de tempo e segurança.
No segundo trabalho, da Argentina, Alberto Guzmán apresenta um trabalho em que avalia como influencia a variação da relação água/cimento, o tipo de cimento selecionado (CPPpozolânico e CPFfiler), e a incorporação de um impermeabilizante de massa. Foram confeccionados corpos de prova cilíndricos nos quais a resistividade foi avaliada pelo método da sonda Wenner. Comparando os resultados obtidos com os valores limites indicados na literatura, pode-se compreender a importância de limitar a relação a/c máxima a 0,45 para aumentar resistividade. Por outro lado, o cimento CPP revelou-se o que apresentou melhor desempenho, originando resultados de resistividade mais elevados, enquanto a incorporação do impermeabilizante teve um efeito nulo a contraproducente neste parâmetro.
O terceiro artigo desta edição é do Brasil, onde Julia Giordani Berton, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e colegas apresentam um procedimento para promover a cura interna como uma das estratégias para reduzir o processo de retração de concretos de alta resistência com baixa relação água/cimento. Diversos materiais têm sido utilizados como agentes de cura, como os materiais porosos, que devem atender aos requisitos mínimos definidos pela ASTM C1761. Esta pesquisa buscou contribuir para o desenvolvimento de novas formas de inibir a degradação de estruturas de concreto armado através da utilização de casca cerâmica e argila expandida, utilizadas como agente de cura interna em concretos submetidos à ação de cloretos. Com base nos resultados encontrados é possível verificar que os agregados selecionados, principalmente a casca cerâmica, contribuíram para a melhoria das propriedades mecânicas e durabilidade do concreto nas condições avaliadas.
O quarto artigo, de Martin González Sandoval e María de la Luz Pérez Rea, vem do México e mostra uma análise de um solo expansivo do Residencial Santa Fe, na zona leste da cidade de Santiago de Querétaro, México, em para determinar o período anual em que é mais conveniente iniciar a autoconstrução de uma habitação social. As propriedades mecânicas do solo (pressão de expansão, ângulo de atrito e coesão) são determinadas através de ensaios geotécnicos para conhecer os possíveis movimentos diferenciais do solo e assim evitar as deficiências de curto prazo que estas casas sofrem no nosso país, resultando que o período ideal para a construção é outubro-março, caso contrário, no período abril-setembro é crítico, então as fundações aumentam de custo.
O artigo que encerra a edição é de José Manuel Mendoza Rangel e Jorge Humberto Díaz Aguilera do México, que apresentam modelos convencionais de produção na indústria de cimento e concreto (ICC) nos quais associam importantes problemas ambientais; por outro lado, existem tecnologias emergentes que poderiam reduzi-los. Contudo, a abordagem multidimensional da economia circular é necessária para orientar o desenvolvimento sustentável de forma duradoura, modelando o ciclo de vida desde a concepção até a disposição final para otimizar a relação valor-impacto ambiental, uma vez que somente uma economia industrial circular, resiliente e proativa pode atender os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 (ONU) ou a meta de emissões zero. Este trabalho apresenta conceitos gerais de economia circular, bem como uma análise de alternativas e aplicabilidades a fim de conscientizar os atores das ICC na América Latina.
É importante mencionar que os ONCyTS do Brasil e do México mantiveram a Revista Alconpat em seus índices de Revistas Científicas de Qualidade. Em particular, no México, a Revista Alconpat consolidou-se internacionalmente e o Sistema Nacional de Pesquisadores já a considera um produto válido para a promoção e permanência de seus membros. Esta foi uma grande conquista, produto do esforço de todos, autores, revisores e comitê editorial. Da mesma forma, é importante mencionar que a Revista Alconpat já pertence ao Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ), o que é um passo definitivo para aplicação em novos índices. A Alconpat está também a fazer um investimento financeiro significativo para que todas as suas emissões sejam marcadas em XML-Jats para que possam ser avaliadas em índices de maior prestígio. Parabéns e nosso agradecimento a todos.
Temos certeza de que os artigos deste número constituirão uma referência importante para os leitores envolvidos com questões de avaliações e caracterizações de materiais, elementos e estruturas. Agradecemos aos autores participantes deste número pela disposição e esforço em apresentar artigos de qualidade e cumprir os prazos estabelecidos.
Convidamos você a colaborar enviando artigos para nossa próxima edição especial (RA V14 N1): “Ligantes combinados para concreto sustentável e durável”, onde os Drs Ravindra Gettu (Índia) e Yuvaraj Dhandapani (Inglaterra) serão os Editores Convidados.
Ao encerrar a edição V13 N3 de 2023, 13 anos após o início das operações, nossa atuação como Revista Alconpat foi finalmente recompensada com a inclusão em um dos dois melhores índices de periódicos como o Scopus da Elsevier. Nossa adesão à Scopus tem seu início histórico em 29 de dezembro de 2022, data em que recebemos a aprovação da Elsevier. Este é mais um motivo de comemoração para nossa comunidade que tem feito investimento científico em nossa revista à espera de momentos como este. Parabéns a todos.
Pelo Conselho Editorial
Pedro Castro Borges
Editor chefe