Avaliação ambiental dos processos construtivos de estrutura metálica e pré-moldada de concreto por meio de análise do ciclo de vida

  • F. Mantovani Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • L. D. Sebastiany Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • R. Christ itt Performance, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil.
  • M. Mancio Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Abstract

RESUMO

As preocupações com a escassez de recursos naturais e com a degradação do meio ambiente motivaram o surgimento de novas técnicas que auxiliam as empresas na implantação de um modelo de produção mais sustentável. Têm-se desenvolvido novas tecnologias e materiais ambientalmente corretos, além de sistemas de avaliação e ferramentas de apoio à tomada de decisões na fase de projeto. A análise do ciclo de vida surge como uma ferramenta para análise e escolha de alternativas sob uma perspectiva puramente ambiental. O presente trabalho fornece dados experimentais sobre o fluxo de matérias-primas, produtos e resíduos, dos processos produtivos de um pilar de aço e um pilar pré-moldado de concreto armado. Os resultados desta análise comparativa (obtida através do software GaBi) foram submetidos à uma análise hierárquica de processo, realizada utilizando o software Make-it-Rational. Concluiu-se que o pilar de aço é mais impactante negativamente se comparado com um pilar pré-moldado de concreto.

Palavras chave: Análise do ciclo de vida; estrutura pré-moldada de concreto; estrutura metálica.


ABSTRACT

Concerns about the reduced availability of natural resources and the increased degradation of the environment have stimulated the appearance of new techniques which can help companies to implement a more environmentally sustainable production model. Because of that, new technologies and environmentally friendly materials have been developed, such as assessment systems and tools to support decision-making early on, during the design process. Life cycle analysis (LCA) emerges as a powerful tool for analyzing and choosing alternatives from an environmental perspective. This study provides experimental data on the flow of raw materials, products and waste, on the production process of a precast concrete column and a steel column. To make this analysis, the GaBi software was used. Results show that the steel column has greater environmental impact when compared with a reinforced concrete alternative.

Keywords: Life cycle analysis; precast concrete structures; steel structures.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimentos. Rio de Janeiro, 2007.

Bastos, A. L. A.; Possamai, O. (2002), Modelo de apoio à decisão para fabricação baseado na avaliação da performance ambiental de produtos e dos objetivos estratégicos da organização. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais, Curitiba.

Caldeira-Pires, A. (2006), Princípios do GaBi 4 para Estudos de ACV. Curso de Especialização em Gerenciamento de Tecnologias Ambientais para a Produção Limpa. Departamento de Engenharia Ambiental – UFES.

Ferreira, J. V. R. (2004), Análise do ciclo de vida de produtos. Instituto Politécnico de Viseu.

John, V. M. (2010), Materiais de construção e o meio ambiente. In: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo: IBRACON. p. 97-121.

John, V. M.; Oliveira, D. P.; Agopyan, V. (2006), Critérios de sustentabilidade para a seleção de materiais e componentes – uma perspectiva de países em desenvolvimento.

John, V. M.; Oliveira, D. P. (2005), Critérios de sustentabilidade para seleção de materiais e componentes.

International Organization for Standardization ISO 14040: Environmental management: life cycle assessment: Principles and framework. Genebra, 2006.

Neto, J. B. (2010), Critérios de projeto para seleção de materiais. In: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo: IBRACON. p. 123-142.

Rodrigues, C. R. B. et al. (2008), Sistemas computacionais de apoio a ferramenta análise de ciclo de vida do produto (ACV). XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais, Rio de Janeiro.

Soares, S. R.; Souza, D. M.; Pereira, S. W. (2006), Avaliação do ciclo de vida no contexto da construção civil. In: Coletânea Habitare. Porto Alegre: ANTAC. p. 97-127.

Published
2013-09-30
How to Cite
Mantovani, F., Sebastiany, L. D., Christ, R., & Mancio, M. (2013). Avaliação ambiental dos processos construtivos de estrutura metálica e pré-moldada de concreto por meio de análise do ciclo de vida. Revista ALCONPAT, 3(3), 200 - 212. https://doi.org/10.21041/ra.v3i3.55
Section
Basic Research